Saiba tudo sobre a expedição que fara o resgate histórico sobre a anta brasileira no bioma caatinga!
Saiba como você pode contribuir para esse projeto tão importante para a conservação da biodiversidade brasileira.
Descubra tudo sobre a expedição que trará o resgate histórico no bioma caatinga, sobre nossas queridas Jardineiras da floresta; as Antas Brasileiras.
Saiba como você pode contribuir para esse projeto tão importante para a fauna do Brasil.
Em março de 2023, Patrícia Medici e sua equipe partirão em uma expedição rumo ao bioma Caatinga, onde a anta brasileira é considerada como regionalmente extinta. No decorrer dos anos, as antas vêm sendo gradualmente exterminadas de toda sua área de distribuição na América do Sul em grande parte em função do desmatamento e das caças ilegais. Na Caatinga, a missão da equipe será resgatar a história de ocorrência e extinção da anta na região.
ONDE?
Acreditava-se que a Caatinga seria uma versão empobrecida de formações vegetais mais exuberantes dos biomas vizinhos, como a Mata Atlântica e Amazônia, o que produziu a falsa ideia de que ela seria homogênea e pobre em biodiversidade. No entanto, estudos revelaram que esse bioma é abundante em espécies! Diferentes áreas da Caatinga são únicas, e a perda da vegetação nativa resulta no desaparecimento de uma diversidade que não existe em nenhuma outra parte do mundo!
Em 2023, Patrícia Medici e sua equipe partem em uma expedição rumo ao bioma Caatinga, onde a Anta é considerada como regionalmente extinta. No decorrer dos anos, as antas foram sendo gradualmente exterminadas por causa do desmatamento e da caça ilegal. A missão de Medici e seus companheiros resgatar a história e saber mais sobre a na região onde elas fazem parte da história há milênios.
ONDE ELA ACONTECERÁ?
Acreditava-se que a Caatinga seria uma versão empobrecida de formações vegetais mais exuberantes dos biomas vizinhos, como a Mata Atlântica e Amazônia, o que produziu a falsa ideia de que ela seria homogênea e pobre em biodiversidade. No entanto, estudos revelaram que esse bioma tem espécies abundantes, portanto, diferentes áreas da Caatinga são únicas, e a perda de área nativa pode resultar no desaparecimento de uma diversidade que não existe em nenhuma outra região do mundo.
Example text content..
TED TALK DE PATRÍCIA MEDICI
TED TALK DE PATRÍCIA MEDICI
Desde 1996 os pesquisadores da INCAB-IPÊ, liderados pela conservacionista Patrícia Medici, dedicam suas vidas a conservação da anta brasileira no Brasil.
O projeto pioneiro da instituição foi o Programa Anta da Mata Atlântica, que incluiu estudos em ecologia básica da anta, bem como promoção do envolvimento da comunidade, educação ambiental e esforços de restauração do habitat.
Desde 1996 os pesquisadores da INCAB, liderados por Patrícia Medici, dedicam suas vidas a conservação da Anta Brasileira nos biomas do país.
O projeto pioneiro da instituição foi o Programa Anta da Mata Atlântica, que incluiu estudos em ecologia básica da anta, bem como promoção do envolvimento da comunidade, educação ambiental e esforços de restauração do habitat.
Assista ao TED TALK de Patricia Medici e saiba mais sobre as antas brasileiras e o trabalho da INCAB - IPÊ (Iniciativa de Conservação da Anta Brasileira) no Brasil.
Assista ao TED TALK de Patricia Medici e saiba mais sobre as antas brasileiras e o trabalho da (INCAB - IPÊ) Iniciativa de Conservação da Anta Brasileira no Brasil.
Há 26 anos, Patrícia Médici, pesquisadora, cientista e coordenadora da Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira (INCAB), dedica a sua vida à conservação da biodiversidade brasileira.
Foi prestigiada, em 2020, como ganhadora do grande prêmio Whitley Gold Awards – também conhecido como Oscar Verde da Conservação. Seu trabalho deu origem ao maior banco de dados sobre a anta brasileira no mundo e suas contribuições para o estudo da espécie e para a ciência de maneira geral, são inspiração para estudantes e pesquisadores de diversos países.
Há 26 anos, Patrícia Médici, pesquisadora, cientista e coordenadora da Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira (INCAB), dedica a sua vida à preservação da fauna brasileira.
Foi prestigiada, em 2020, como ganhadora do grande prêmio Whitley Gold Awards – também conhecido como Óscar da Conservação. Seu trabalho deu origem ao maior banco de dados sobre a espécie no mundo e suas contribuições para o estudo da espécie e para a ciência de maneira geral, são inspiração para estudantes e pesquisadores de diversos países.
Acreditamos que a sustentabilidade de nosso planeta depende da existência da diversidade socioambiental.
Por isso, respeitamos e celebramos todas as formas de vida existentes. Gostou? Você já pode doar para nossa expedição e contribuir para a transformação.
Acreditamos que a sustentabilidade de nosso planeta depende da existência da diversidade socioambiental. Por isso, respeitamos e celebramos todas as formas de vida existentes.
Gostou? Você já pode doar para nossa expedição e contribuir para a transformação.
A doação de recursos financeiros é de grande importância para organizações sem fins lucrativos como o IPÊ e projetos como do INCAB-IPÊ. Ser um doador é estimular e reconhecer a importância desse trabalho para a conservação da biodiversidade do nosso país e nossa sociedade.
A doação de recursos financeiros é de grande importância para organizações sem fins lucrativos como o IPÊ e projetos como do INCAB.
Ser um doador é estimular e reconhecer a importância desse trabalho para a conservação da biodiversidade do nosso país e nossa sociedade.
Nazaré Paulista, SP, Brasil Caixa Postal 47 - 12960-000
Tel: (11) 3590-0041
Nazaré Paulista, SP, Brasil Caixa Postal 47 - 12960-000
Tel: (11) 3590-0041